Menu fechado

Canal Brasil exibe série de entrevistas com cineastas renomados

Compartilhe

Os diretores Felipe Nepomuceno e Pablo Giorgelli perguntaram o que é o cinema a 15 renomados cineastas. O questionamento serviu como ponto de partida das conversas registradas em Janelas Abertas, série de entrevistas exibidas a partir do dia 08 de janeiro, aos domingos, às 21h30, no Canal Brasil.

Felipe Nepomuceno, Alfonso Cuarón e Pablo Giorgelli – Divulgação/Canal Brasil

Dentre os assuntos tratados estão a relação com a sétima arte, as curiosidades dos sets e as reflexões sobre a produção de um filme. Além disso, serão exibidas diversas imagens de arquivo.

O programa de estreia contará com a presença de Alfonso Cuarón, conhecido pela direção do premiado Gravidade (2013), no programa, o cineasta fala sobre as influências de clássicos como Ladrões de Bicicleta (1948), de Vittorio De Sica, que viu acidentalmente na televisão durante a infância.

Cuarón faz parte dos novos mexicanos que se destacaram em Hollywood nos últimos anos, ao lado de nomes como Guillermo Del Toro e Alejandro Gonzalez Iñarritu. O diretor fala também sobre outras produções que dirigiu, como o elogiado Y Tu Mama También (2001), além de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) e Paris Je T’Aime (2006).

O que está por vir

Nos encontros seguintes, o americano Terry Gilliam recorda as produções 12 Macacos (1995) e O Teorema Zero (2013), além das inspirações para Brazil: o Filme (1985) e os hilários bastidores de Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado (1975), obra protagonizada pelo famoso coletivo britânico. Na sequência, Juan José Campanella, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pelo aclamado O Segredo dos Seus Olhos (2009), é o convidado.

Há ainda entrevistas com Fernando Trueba (Belle Époque, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), Fernando Coimbra (O Lobo Atrás da Porta), Todd Haynes (Eu Não Estou Lá, quebra-cabeça biográfico de Bob Dylan), Diego Luna (Y Tu Mama También) e Hirozaku Koreeda (Pais e Filhos).

Ao centro, o cineasta Pablo Giorgelli – Divulgação/Canal Brasil

O programa também contará com o depoimento de Jia Zhangke, expoente do cinema chinês, ele, inclusive, teve a trajetória registrada em um documentário realizado por Walter Salles, Jia Zhangke: Um Homem de Fenyang (2014). O músico David Byrne, que integrou a banda britânica Talking Heads e dirigiu o longa True Stories, também foi entrevistado.

Janelas Abertas poderá ser conferido em horários alternativos, quinta-feira, às 12h30 e aos sábados, às 17h. A atração é uma parceria com a Nepomuceno Filmes e a TV Zero.

Lista dos entrevistados e respectivas datas de exibição

– Alfonso Cuarón – 8 janeiro
– Terry Gilliam – 15 janeiro
– Juan José Campanella – 22 janeiro
– Hirozaku Koreeda e Jia Zhangke – 29 janeiro
– Fernando Coimbra – 5 fevereiro
– Atom Egoyan – 12 fevereiro
– Diego Luna – 19 fevereiro
– Amat Escalante – 26 fevereiro
– Sebastian Lelio – 5 março
– Todd Haynes – 12 março
– Fernando Trueba – 19 março
– Bertrand Tavernier e David Byrne – 26 março
– Santiago Segura – 2 abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *