Menu fechado

Tragicômico: Relatos Selvagens provoca tensão, mas também muitos risos

Compartilhe

Sob a direção do argentino Damián Szifrón, Relatos Selvagens (Relatos Salvajes) investe em um roteiro permeado por diversos relatos que tem em comum a tensão, a violência e o humor negro. Além de contar com Ricardo Darin no elenco, o filme é resultado de uma produção associada com a El Deseo, produtora do espanhol Pedro Almodóvar.

Imagem/Warner Bros. Pictures

O tom tragicômico é dado logo de início dentro de um dos transportes que ainda figura como sinônimo de pesadelo, o avião. No decorrer das diferentes tramas, o equilíbrio entre o cômico e o trágico parece oscilar, apresentando maior apreensão e detalhes da violência logo alcançadas pela comicidade das circunstâncias.

Mas o grande acerto de Relatos Selvagens é evidenciar como comportamentos cotidianos e até mesmo o sistema social construído pode gerar os mais diferentes surtos de raiva. Como no episódio ‘Bombita’, onde o personagem de Darín lida com a rotina estressante e também com a ingerência da prefeitura, uma crítica à política revoltante do pague agora e reclame depois.

Imagem/Warner Bros. Pictures

O apoio da produtora El Deseo parece assinalar possíveis semelhanças do longa com a identidade do diretor espanhol, conhecido pelos diálogos francos, diretos e irreverentes como aquele exibido entre uma garçonete e a cozinheira sobre assassinato, ou mesmo, nas cenas de grande apelo físico no drama da noiva em polvorosa pela descoberta da infidelidade do seu parceiro.

Pedro Almódovar pode ter servido de referência para o diretor Damián Szifrón, que além de dirigir também roteiriza o longa. Mas o argentino tem a sua própria assinatura e consegue captar o instinto animal do ser humano sob um viés mais tragicômico que melodramático, gênero bastante recorrente nas obras do veterano.

Rápido e coerente em seus argumentos, Relatos Selvagens provoca tensão mas também muitos risos com seu humor negro. Além disso, promove uma identificação do público com as personagens e situações vividas, destacando sempre que uma ação pode provocar reações avassaladoras. Um ótimo título para o entretenimento mas também para a reflexão, vale a pena conferir.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *