Menu fechado

Suk Suk lança olhar sob uma história de amor, mas representa dilema de muitos

Compartilhe

Dirigido e roteirizado por Ray Yeung, ‘Suk Suk – Um Amor em Segredo’ lança um olhar sob o romance sigiloso entre dois homens idosos. Com uma abordagem delicada, marcada por planos detalhes, o cineasta retrata o envolvimento sexual e a construção do afeto entre os apaixonados. Contudo, ainda destaca os enfrentamentos diante do preconceito, das imposições sociais e demonstra a importância da luta da comunidade LGBTQIA+ por direitos.

suk_suk_parque
Os atores Tai-Bo e Ben Yuen em cena – Imagem/Vitrine Filmes

Ambientada em Hong Kong, a trama exibe o relacionamento entre Pak, de 70 anos de idade e o sexagenário Hoi. Porém, tal envolvimento se dá em segredo, pois o mais velho é casado. Além disso, o outro também esconde a condição sexual do filho e da nora. Por conseguinte, o medo da solidão e do abandono nessa etapa da vida exerce grande influência nas tomadas de decisões de ambos.

Dilema em Hong Kong

Ray Yeung exibe uma perspectiva acerca do dilema enfrentado por homens gays no contexto sociocultural de Hong Kong. Nesta região, o casamento homoafetivo não é reconhecido pela lei. Portanto, o preconceito estrutural perpetuado por tais sociedades conservadoras dificulta a existência legal de diferentes moldes familiares.

Nesta linha de raciocínio, o cineasta ainda ressalta a situação específica dos idosos. Tal geração precisou lidar com repressões ainda mais severas contra a homossexualidade. Por conseguinte, enfrentam maiores conflitos internos. Neste trajeto, muitos deles ainda se deparam com o bullying e temem a perda do apoio familiar. Diante desta realidade, a obra destaca a necessidade do trabalho desempenhado por ativistas, no caso do filme, o grupo Arco-Íris.

Delicadeza e diversidade em tela

Com suavidade e cautela, no uso orquestrado de planos detalhes, o diretor foca em partes dos corpos dos protagonistas durante o ato sexual e assim também demarca o crescente envolvimento emocional entre eles. A trilha musical, inclusive, é  utilizada de modo a compor a atmosfera quase onírica em um momento pontual. No entanto, existe uma realidade oposta e, assim sendo, escolhas precisam ser feitas.

suk_suk_pak_hoi_no_mercado_de_rua
Imagem/Vitrine Filmes

Neste contexto, é preciso ressaltar a coragem e a importância das imagens em tela, o físico dos integrantes do elenco, de um modo geral, é distinto do padrão estético predominante nos filmes e séries do circuito mainstream. Diferente dos torsos jovens e esculpidos, Ray Yeung lança o holofote sobre diversas figuras idosas, estas com diferentes formas e medidas.

Em linhas gerais, ‘Suk Suk – Um Amor em Segredo’ exibe mais do que um romance, ele exemplifica o dilema enfrentado por muitos homens gays em sociedades mais conservadoras. Isto posto, o longa-metragem evidencia a felicidade presente na autoaceitação e também na realização sexual e amorosa. Mas, ainda assim, demonstra os obstáculos sociais e emocionais capazes de silenciar pessoas da comunidade LGBTQIA+. Vale a pena conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *