Menu fechado

Jodie Foster completa 50 anos e estrela ficção científica ao lado de Matt Damon

Compartilhe

Jodie Foster chega aos 50 anos, com uma carreira de sucesso e reconhecimento internacional. Premiada duas vezes  com o Oscar, ela vai estrelar ao lado de Matt Damon, a ficção científica Elysium. Com estreia prevista para agosto de 2013, o longa trás a atriz na pele de uma oficial do governo que fará de tudo para manter o modo de vida luxuoso de um novo planeta habitado pela espécie humana.

jodie_foster
Imagem/ TriStar Pictures

Grande vilã da trama, ela será capaz de qualquer coisa, nem que isso custe o sofrimento daqueles que ainda vivem na Terra, totalmente devastada. O personagem de Damon surge como a última esperança dos terráqueos desfavorecidos.

Veja o teaser de uma ‘propaganda fake’ da empresa que proporciona os serviços de viagem interplanetária e desenvolve pesquisas científicas. Assim como a Umbrella de Resident Evil, a organização promete avanços tecnológicos e bem-estar a população. 



Trilha da Fama: vida profissional  


A carreira de Jodie Foster teve início ainda na infância, com participações em filmes e seriados para a TV, como Julia (1969) e Bonanza (1972), mas foi na adolescência que o sucesso aconteceu. 

No ano de 1976, ela estrelou  4 filmes, dentre eles, a comédia da Disney Se Eu fosse minha Mãe (Isso te lembra algum filme nacional?!) e o aclamado Taxi Driver de Martin Scorsese, que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar. Na trama, a atriz interpreta uma menor prostituída que desenvolvia uma amizade com o personagem de Robert de Niro, ele tentava a todo custo tirá-la das ruas. 
  film.com
Personagem de Robert De Niro tenta convencê-la a abandonar a prostituição
Direitos/Paramount Pictures
Apesar da boa repercussão dos trabalhos anteriores, somente em 1989 Jodie foi premiada com o Oscar por Acusados, filme que narra a história de uma jovem que tenta provar nos tribunais que foi violentada. A narrativa levanta o debate sobre os julgamentos preconceituosos feitos às vítimas desses crimes.
  film.com
Ao lado da promotora interpretada pela atriz Kelly McGilles
Direitos/Paramount Pictures
Mesmo com o respeito firmado junto a crítica especializada, o sucesso retumbante ainda estava por vir. No início dos anos 90, Jodie Foster viveu em O silêncio dos Inocentes, o papel que a consagraria pelo resto da vida.    

Na pele da agente do FBI Clarice Starling, ela teve que lidar com o perigoso psicopata Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) para  desvendar o quebra-cabeça de um terrível assassinato em série. 
No reflexo do vidro de proteção está o Dr. Hannibal
Imagem / 20th Century Fox
O filme arrecadou mais de 272 milhões de dólares e rendeu a Jodie o Globo de Ouro, o Bafta (prêmio britânico) e mais um Oscar. Neste período, ela também se aventurou pela primeira vez como diretora, no filme de baixo orçamento Mentes que Brilham. 

Foram dezenas de longas, desde comédias como Maverick (1994), passando por dramas como Nell (1994), por romances como o remake de Anna e o Rei (1999) e por thrillers como O Quarto do Pânico (2002) e Plano de Vôo (2005). Jodie Foster mantém uma vida pessoal reservada e possui dois filhos. A carreira continua ativa, seja no ‘papel’ de diretora, produtora ou atriz.
jodie_foster
Ao lado da então novata Kristen Stewart – Imagem/Columbia Pictures
Fonte: IMDB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *