cidade_dos_sonhos

Cidade dos Sonhos: cineasta revela o lado humano do progresso de Wuhan

Compartilhe

Dirigido por Chen Weijun, Cidade dos Sonhos revela os paradoxos enfrentados em nome do progresso em Wuhan, cidade popular da China. O realizador lança um olhar sobre a família do vendedor de rua Wang Tiancheng. Mas, sem abdicar do ponto de vista das autoridades envolvidas no processo de reorganização do espaço urbano.

cidade_dos_sonhos
O idoso Wang Tiancheng, também conhecido como tio Wang, em destaque – Imagem/Divulgação

A partir do microcosmo desta família, o longa retrata os percalços sofridos por muitos trabalhadores diante desta reurbanização. O que, por vezes, pode soar como um filme pró-governo, revela a dura realidade da população menos favorecida.

Feridas expostas

Figura central,  Wang Tiancheng é forte e destemido, mas também controverso. Pois ele clama por uma abordagem humanista, mas também é capaz de perder a razão, inclusive, com os familiares. Agredidos verbalmente e fisicamente pelo idoso, os oficiais do escritório de gestão urbana do distrito de Hongstan, Wuhan são orientados a não revidar e deste modo atuam.

Mas ainda assim, uma das cenas de maior impacto se dá neste embate, principalmente, quando uma operação de grande porte é organizada para contê-lo. Por mais que não revidem as agressões, a sequência é forte e traz à tona uma série de reflexões sobre essas ações em prol do progresso.

Sonhar é preciso

Mas se o Wang Tiancheng é o personagem central, o cineasta consegue chamar a atenção para o filho deste homem. Wang Zhaoyang é casado, a esposa também atua nas vendas e eles possuem uma filha adolescente. Para além do sofrimento, ali o diretor encontra a esperança.

city_dream
Imagem/Festival É Tudo Verdade

Outro ponto marcante é a forma como Chen Weijun humaniza as autoridades envolvidas diretamente no caso. Isto posto, o cineasta ressalta o comportamento correto dos oficiais em prol da organização do espaço urbano.

Não obstante, ele também deixa transparecer a crítica social presente em determinadas cenas e frases ditas pelas figuras do longa-metragem. Deste modo, demonstra o estado de pobreza destas pessoas e também o quanto já sofreram nas mãos de um sistema, por vezes, falho e injusto.

O documentário exibe imagens tecnicamente bem realizadas. Por conseguinte, a montagem, de um modo geral, possui uma dinâmica bem-sucedida entre ação física e depoimentos. No mais, Cidade dos Sonhos detém um roteiro coerente e, mesmo em um cenário marcado por tantas dificuldades, consegue exibir uma mensagem otimista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *