Menu fechado

Uncharted investe em cenas de ação impactantes

Compartilhe

Sob a direção de Ruben Fleischer, o filme ‘Uncharted – Fora do Mapa’ exibe cenas de ação física impactantes em um roteiro dinâmico. Além disso, vale destacar que a obra é inspirada em uma famosa franquia de videogames. Assim sendo, o cineasta aliado ao diretor de fotografia, consegue trazer a atmosfera do jogo para as telas dos cinemas. Entretanto, por vezes, tem-se a sensação de estar diante da cut scene de um game e isso revela prós e contras.

tom_holland_mark_wahlberg
Em cena, Mark Wahlberg e Tom Holland interpretam, respectivamente, Victor Sullivan e Nathan Drake – Crédito: Clay Enos

Na trama, Victor Sullivan busca por Nathan Drake para ajudá-lo a encontrar um tesouro perdido. Porém, em meio a este trajeto, eles irão se deparar com diversos obstáculos. Um destes entraves atende pelo nome de Santiago Moncada, o milionário também almeja tal fortuna perdida. Por conseguinte, a dupla precisará enfrentar a traiçoeira Braddock e a equipe dela.

Os personagens, de um modo geral, tendem a ser chapados, porém, os antagonistas podem oferecer surpresas ao longo da trama. Neste núcleo, o ator Antonio Banderas se faz presente com expressões marcantes ressaltadas pelos enquadramentos de câmera. Em suma, um vilão refinado, porém, bastante típico. Não obstante, a figura interpretada por Tati Gabrielle é apresentada rapidamente como uma figura perigosa.

antonio_banderas_em_cena
Antonio Banderas interpreta – Crédito: Clay Enos

Uncharted: ritmo intenso e visual de game

O roteiro dinâmico deixa claro o tipo de entretenimento a ser oferecido logo nos primeiros minutos de projeção. Desta maneira, um flashfoward (evento futuro inserido anteriormente na narrativa) já indica o enfrentamento do protagonista em uma cena mirabolante a ser demonstrada mais adiante.

Assim sendo, o trabalho de computação gráfica é notório. Além do que, há uma predileção por ângulos e movimentos de câmera capazes de providenciar uma experiência mais enérgica ao espectador, inclusive, com destaque para as acrobacias de Tom Holland na pele de Drake. Neste sentido, a direção de fotografia de Chung-honn Chung ajuda a transpor esse imagético do jogo para o filme. Consequentemente, tal construção em tela remete a ideia da cut scene.

Cenas mirabolantes versus o real

Presente nos videogames, a cut scene é a sequência não interativa, ou seja, é uma parte narrativa do jogo. Portanto, a fotografia é certeira ao beber nesta fonte para compor a atmosfera. No entanto, a história exibida nos nestes jogos eletrônicos costuma ser rasa quando comparada ao aprofundamento exigido em uma produção cinematográfica. Portanto, tal semelhança também se dá em razão da superficialidade demonstrada pelo longa-metragem.

Deste modo, a trama oferece resoluções fáceis diante de situações que renderiam consequências mais graves no mundo real. Além disso, as sequências com suposto apelo emocional não se desenvolvem com o objetivo primordial de emocionar. Mas, buscam assim explicar e amarrar aspectos da trama. Consequentemente, as acrobacias, correrias e os efeitos especiais tornam-se as prioridades. Algo compreensível e justo dentro do proposto.

Todavia, se o espectador deseja assistir a uma aventura nos moldes de uma franquia como Indiana Jones, por exemplo, talvez, não seja a opção ideal. O famoso arqueólogo, interpretado por Harrison Ford, fazia parte de uma safra de longas nas quais os personagens pareciam mais humanos. Curiosamente, toda a ação física também soava mais real.

tom_holland_sophia_taylor_ali

Tom Holland e Sophia Taylor Ali em cena, a atriz interpreta Chloe Frazer – Crédito: Clay Enos

Em suma, ‘Uncharted – Fora do Mapa’, provavelmente, irá agradar aos fãs da franquia de jogos que serviu de inspiração. A despeito da superficialidade, os personagens atendem aos objetivos propostos e assim compõem este universo marcado por cenas de ação impactantes. Com um belo balde de pipoca, sem tantos questionamentos e disposto a uma ação sem a necessidade de maior engajamento afetivo, o longa rende alguns bons momentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *