Menu fechado

Cine Marrocos: documentário exibe arte em meio a ocupação de cinema paulista

Compartilhe

Dirigido por Ricardo Calil, o documentário Cine Marrocos estreia nesta quinta-feira, 3 de junho, nas salas de cinema. A obra mostra o trabalho artístico realizado por moradores que ocupavam o conhecido espaço paulista de exibição cinematográfica.

cine_marrocos
Moradores em cena – Imagem/divulgação

Fechado há 20 anos, o imóvel voltado para a exibição de filmes foi ocupado por dois mil moradores sem-teto, dentre eles, brasileiros e estrangeiros. Assim sendo, essas pessoas viviam sob a constante ameaça de perda do espaço, por conta da ação de reintegração de posse movida pela prefeitura. Em 2015, a equipe do documentário esteve no local e desenvolveu um projeto cultural.

Além de reabrirem o Cine Marrocos para a apresentação de filmes do festival de 1954, os profissionais de audiovisual convidaram os moradores para uma oficina de teatro. Por conseguinte, foram feitos registros do desempenho dessas pessoas que reencenaram trechos de obras marcantes da sétima arte. Portanto, realidade e ficção se misturam nesta obra.

Cine Marrocos e o passado glamoroso

Inaugurado em 1951, o Cine Marrocos sediou o primeiro festival internacional de cinema do Brasil. O evento, inclusive, contou com a presença de astros hollywoodianos. O local era tido como um dos mais luxuosos da América Latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *